Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes.
A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Apesar da maioria dos casos de acne se resolver espontaneamente na segunda década da vida, há exceções e algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos.
A acne aparece com maior frequência no rosto, peito e costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Desenvolve-se em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la. No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica.
A acne pode ter graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões.
Como ocorre?
Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.
Quais são os sintomas?
– Cravos brancos, que são glândulas sebáceas obstruídas, com seu orifício fechado;
– Cravos pretos, que são glândulas sebáceas obstruídas, cujo orifício está aberto. O óleo torna-se escuro quando exposto ao ar;
– Pústulas (espinhas), que são glândulas sebáceas vermelhas, inflamadas, infectadas, algumas vezes cheias de pus;
Algumas espinhas podem ser dolorosas e, em casos graves, cistos (elevações cheias de líquido), podem desenvolver-se sob a pele.
Quais os tipos de acne?
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).
Como é tratada?
O tratamento tem como objetivos manter a sujeira e o óleo fora dos poros, reduzindo assim a inflamação e será indicado por um médico dermatologista, que avaliará o grau de sua acne e prescreverá os medicamentos mais indicados, que poderão ser de uso local ou também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro.
Como posso me cuidar?
Siga o tratamento prescrito por seu médico. Além disso:
– lave o rosto 2 vezes por dia com um sabão suave, neutro;
– lave as mãos com freqüência, e evite tocar o seu rosto desnecessariamente;
– não esfregue a pele nem esprema as espinhas para que não surjam cicatrizes;
– não descanse o rosto nas mãos enquanto você lê, estuda, ou vê televisão;
– tente manter os cabelos longe da face;
– evite o sol;
– embora nenhum estudo tenha comprovado uma relação entre acne e alimentação, algumas pessoas têm notado que sua acne piora após a ingestão de certos tipos de alimentos.
Tente manter um registro de sua alimentação e observar se há algum tipo de comida que piora a sua acne;
– não perca as consultas de acompanhamento com seu médico. Mantenha um registro dos tratamentos que você usou, e como eles funcionaram. Há muitas alternativas para você e seu médico, então não desista!
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Dica elaborada em fevereiro de 2.012
Fonte:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Dra. Marcella D’Elia é especialista em Dermatologia pela UERJ e Cirurgia Dermatológica pelo HFB, além de residência médica em Cirurgia Geral pelo HFB. É professora de Cirurgia Dermatológica da UERJ e participa de cursos e congressos nacionais e internacionais, incluindo um FELOWSHIP internacional na clínica Hollywood Dermatology, em Miami. Atende dermatologia clínica, cirúrgica e estética na sua clínica Angioderma em Caxias e na Barra da Tijuca.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok